dificuldades de aprendizagem

Sempre que ando pela cidade, olho atentamente em cada esquina, presto atenção em cada detalhe, analiso todos ângulos, sempre a procura de um livro ou de um cd interessante. Já achei preciosidades em lugares mal iluminados e úmidos. Mas desta vez, não foi em lugar tão temeroso assim.

Estava pegando o metrô na Estação Sé, quando olhei para a máquina de livros. Mirei num pensei: “se não for bom, ao menos será ruim e eu poderei criticar”. O livro chama-se “Notas Baixas! O que fazer?”, de Ana Silva Figueiral, e no primeiro instante parecia ser mais um daqueles livros de auto-ajuda escolar que diz que se você harmonizar a energia do aluno com a energia do universo tudo ocorrerá bem. Ou, pior ainda, parecia ser um daqueles livros que consideram que a dificuldade escolar tem origem genética e evolucionaria. Surpreedi-me.

A autora tem uma visão equilibrada do problema da performance escolar e coloca a questão não como um problema do aluno, mas como um problema ou  um fato que envolve a escola, família e o aluno. Também é equilibrada sobre o grande diagnóstico do momento, o TDA/H.

É um livro que, para quem está perdido no assunto, é uma boa introdução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário