encontros e desencontros



Amigos,

Não é segredo para nenhum de vocês que eu sou tão crente como um pé de alface. Crente não no sentido evangélico do texto, mas no sentido de crer em algo espiritual ou divino. Para mim, deus ou um torresmo dá no mesmo, com a diferença que eu sei que torresmo é real. Na verdade, o mais próximo que eu cheguei de uma divindade foi quando estive perto da Daniela Ciccareli. (naquela ocasião, também percebi que a questão dos seis dedos era irrelevante).

Se não acredito em deus ou qualquer coisa parecida, acredito muito menos em destino. Não existe tal coisa. O que há é uma série de encontros e desencontros. Pessoas perdidas querendo ser encontradas ou esquecidas.

Diante dessa aleatoriedade da vida, sabendo que irrepetibilidade dos momentos que vivemos, só nos resta uma opção: fazer de cada minuto, um minuto eterno, significativo. Quando esse minuto acabar, quando esse segundo deixar de existir, ele não se repetirá. Jamais.

Aviso aos porra-louca! Não estou querendo dizer que vocês devem sair por aí, tentando se matar a cada segundo, achando que a vida acabará. No alto da minha arrogância, vou afirmar: viver plenamente o momento aleatório e irrepetível é viver as pessoas que estão do seu lado.

Em uma entrevista que a memória não permite lembrar a época, o linguista / semiólogo / professor umberto eco disse que a relação professor – aluno é uma relação de canibalismo, onde o professor come a carne jovem dos alunos e o alunos comem a experiência do professor. Decidamente, acho que o aluno sai perdendo. A nossa experiência, digo, a minha experiência como professor não é tão grande nem tão profunda assim, mas a juventude de vocês é esplendorosa.

Para de enrolar e vou direto ao ponto: quero dizer que vocês foram e são muito importantes para mim. Vocês me transformaram como professor, deram-me confiança para procurar novos desafios profissionais. Cada minuto que eu passei com vocês – até aqueles em que vocês me encheram o saco – foi único e valoroso.

Saio do Heitor Garcia. Saio no momento em que eu tinha que tomar decisões: ou aceitava um grande desafio ou nunca mais teria a oportunidade. Vocês já sabem a minha decisão.

Alguns de vocês devem estar se perguntando: por que ele não falou antes? Não falei porque não queria, sob hipótese alguma, atrapalhar o planejamento da escola.

Em tempo, é bom que se diga. Nunca fui tão bem tratado por uma direção de escola como fui na escola de vocês. Eles fizeram de tudo para que eu ficasse, mas o desconhecido e o desafio falaram mais alto. Não estou saindo para trabalhar em um lugar melhor, o lugar melhor é onde vocês estão. Repito: o lugar melhor é onde vocês estão, pois o colégio está numa ânsia, digo até um tesão, de fazer da experiência escolar de vocês a melhor possível.

Eu saio da escola de vocês, mas vocês jamais sairão de mim.

12 comentários:

  1. Breno, com certeza vai deixar muitas saudades. Você foi mais que um professor para a agente e você sabe disso.
    Boa sorte na sua vida e que consiga tudo o que quer.


    Sairemos para beber qualquer dia, menos no Turco safado!

    HAHAHA


    Abraço Breno!


    Alex Guzela.

    ResponderExcluir
  2. Sim, faço das palavras do Alex as minhas :) exceto a parte de que não bebo. (cerveja); mas enfim... Abraço grande :D

    ResponderExcluir
  3. Só digo uma coisa:

    Vou sentir sua falta Breno ):

    (sim foi muito difícil admitir isso.)

    ResponderExcluir
  4. vou sentir muiiito sua falta, cada minuto com vc, aquelas risadas e merdas que ja flamos ficaram guardadas, e cada minuto que passamos sera significativo sim, adorei vc breno, nao soh como professor, mais como amigo,não soh pra mim , mas pra todos..
    bjao e sucesso pela frente :)

    ResponderExcluir
  5. È Meu Caro Breno.. Mesmo que você não tenha me aprovado no conselho e que eu sei que sua decisão foi pra que eu não me arrependesse depois.. e claro você quer o melhor pra todos nós... todos nós mesmo.. sentirei sua falta.. pois na minha vida toda , desde de sempre, nunca tive um professor tão bacana e muito extrovertido quanto você amigo.. Boa Sorte , aonde você for,estiver... pois você disse uma razão clara... NÓS JAMAIS SAIREMOS DE VOCÊ...^^

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ae meu caro Breninho... po cara vc vai deixar sdd num ano em q pelo menos pra mim, promete... nao vamos dizer adeus, pois o adeus só é dito numa hora de morte... cliquei no link li o texto... e vou deixar apenas o meu até logo... e espero q nos eventos do HG vc apareça por lah... e isso nao é um pedido... é a execução de uma ordem... flw BRRENINHO... TÉ MAIS MEU VELHO!!! (tinha errado antes por isso exclui o post)

    ResponderExcluir
  8. Breniiiiinho, desejo tudo de melhor pra sua vida, afinal de contas voce merece.
    Bom nós alunos do HG e principalmente do 2 º medio do ano passado sentiremos muita saudade, falta das conversas, da troca de experiencias. Mas enfim a vida continua e Breno com certeza voce fez parte da nossa historia de vida.
    e meu qualquer dia agnt marca algo na casa do alex relaaaxa ahahaha
    beijooo grande e boaa sorte BrenoM!

    ResponderExcluir
  9. Breno!
    você não imagina a falta que vamos sentir das suas piadas sem graça, das risadas, de você.
    Em pouco tempo vc já mostrou ser essa pessoa tão especial que é, e espero q vc seja sempre muito feliz e alcançe todos os seus objetivos pessoas e profissionais.
    Vc antes de um professor é um amigo, então acho q todos nós ficamos por um lado felizes por vc seguir seus sonhos e encarar um novo desafio...
    Vai deixaar muuuuuuuuuuuuuuuitas saudades!
    Mas não some não viu?! hahaha
    beijos,

    Ju Galvão

    ResponderExcluir
  10. façamos as palavras de alex as nossas haha po cara aquele dia que vc nos mandou fazer 5 páginas de nada foi o máximo man geral dando risada tu vai fazer falta man :/ desejo tudo de bom pra vc e que vc sempre nos visite hein hahahahaha...

    abraços brother...

    ResponderExcluir
  11. Brenooo,

    vc é um profº muito especial, que nos ensinou conceitos super usados em Havard, como por exemplo fazer sexo emcima da mesa, HUAHAUHAUHAU

    Quero te lembrar que não é pq vc saiu da escola que vc tem que deixar de ir nos visitar !
    Saiba que enquanto vc esteve na escola, realmente foram momentos ÚNICOS e ESPECIAIS, não só por causa das bobagens que nós falamos, mas por causa da amizade que foi criada... Duvido que algum dia entre um profº no HG e fique falando coisas um tanto quanto pornográficas na aula, HAUHAUHAUHA. Falo dos professores, pq se vc está pensando: " Nossa, acho que a Marcela vai parar de falar tanta coisa sem proveito, obcena..." Tá enganado, HUAHAUHAUHAU
    Todas as vezes em que eu ver uma pessoa careca, ou assistir a Família Adams, pode ter certeza de que eu vou me lembrar de vc !

    Enquanto vc esteve conosco foi ótimo, e não se arrependa das suas decisões, afinal... vc tem que começar a ganhar mais do que a sua mulher, HUAHAUHAUHAU

    Ok ok, chega de te fazer perder tempo lendo bobagens...

    Foi maravilhoso ter aulas com vc,
    NUNCA te esqueceremos,

    Vê se aparece, nem que seja pra derrubar cerveja no bar dos outros (:

    Beijos Breno
    Saudades

    ResponderExcluir
  12. Breno, é até difícil de acreditar que uma pessoa possa fazer tanta diferença ainda mais quando se fala de um professor. Eu confesso que chorei quando soube e agora mesmo estou com vontade de chorar. Merda de crise existencialista. Mas o HG, ou pelo menos o novo 3º Médio, vai sempre se lembrar de você, não como professor chato e careca, mas como um amigo.
    Lucas Lages

    ResponderExcluir